Anticoncepcional X Trombose Venosa Profunda
Devo continuar usando anticoncepcional apesar do risco de trombose venosa?
O uso de pílulas anticoncepcionais é o método de planejamento familiar mais utilizado pelas mulheres. É comum serem administrados por longos períodos. O maior perigo para qualquer medicamento utilizado por tanto tempo é o risco do paciente vir a apresentar efeitos colaterais importantes.
Em relação aos anticoncepcionais orais, o maior perigo é a trombose venosa profunda das pernas e a embolia pulmonar.
Estes medicamentos geralmente consistem na associação de dois hormônios (progestagênio e estrogênio) ou como progestagênio isolado.
Todos conhecemos casos próximos de alguém que fazia uso da anticoncepção hormonal e apresentou trombose venosa profunda e/ou embolia pulmonar.
Afinal, o uso desses hormônios aumenta a chance da mulher apresentar trombose venosa profunda e consequentemente uma possível embolia pulmonar com risco de vida?
A resposta é sim!
A grande questão é: vale a pena eu continuar tomando meu anticoncepcional?
É provado que os contraceptivos hormonais combinados aumentam o risco de trombose venosa profunda mesmo em mulheres jovens e sadias. Apesar disso, o aumento é discreto e não contraindica a sua utilização nestas pacientes.
Já no caso da paciente apresentar outros fatores de risco para a trombose, como obesidade, tabagismo, idade maior que 40 anos e outras doenças específicas como as trombofilias, há uma potencialização importante do aumento do risco em se de desenvolver a doença, devendo-se evitar a sua utilização.
O ideal é conversar com seu ginecologista e procurar um médico vascular especialista que consiga detectar fatores de risco ou doenças silenciosas que aumentam o risco de trombose venosa e embolia pulmonar.
Esperamos que tenha aproveitado o texto. Tem alguma dúvida? É só nos perguntar abaixo nos comentários.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!