Definição
Varizes são veias que dilataram e tornaram-se tortuosas. Qualquer veia do nosso corpo pode se transformar em uma variz, mas as mais comumente acometidas são aquelas presentes nas pernas e nos pés. Essa doença faz parte de um quadro mais amplo chamado de insuficiência venosa crônica.
Quando se está em pé ou sentado, com as pernas para baixo, o sangue dentro das veias das pernas se move contra a gravidade para voltar ao coração. Para conseguir vencê-la, os músculos das pernas comprimem as veias profundas (a chamada bomba muscular da panturrilha). A presença de válvulas no interior das veias mantém o sangue fluindo na direção certa, ou seja, para cima.
Ao andar, o músculo contrai e relaxa diversas vezes, o que ajuda o sangue a retornar. Porém, quando a pessoa fica sentada ou em pé por longos períodos, o sangue das veias das pernas pode ter dificuldade para retornar ao coração e, por este motivo, há aumento da pressão dentro das veias. Em indivíduos susceptíveis, isso faz com que as veias se estiquem e se dilatem, tornando-se varicosas.
Pessoas com varizes geralmente queixam-se de sensação de peso nas pernas, assim como cansaço e dor local. Alguns ainda referem cãimbras noturnas, queimação ou formigamento na região.
Os sintomas costumam ser piores no final do dia e em dias quentes. Mulheres relatam intensificação das dores no período pré-menstrual.
Podem ser notados pequenos aglomerados de veias ou vasinhos, que, em alguns casos, produzem um abaulamento da pele.
Ao longo do tempo, se as varizes não forem tratadas, pode ocorrer:
- Dermatite ocre: manchas amarronzadas/arroxeadas nas pernas, geralmente próximas aos tornozelos, confluentes, associadas ao espessamento e ressecamento da pele.
- Úlceras varicosas: as alterações na pele descritas acima podem levar ao desenvolvimento de feridas dolorosas, geralmente na parte interna do tornozelo.
- Tromboflebite: ocasionalmente, pode haver formação de coágulos de sangue dentro das veias superficiais, com inflamação local e potencial progressão para trombose venosa profunda.
Desta maneira, pacientes com varizes importantes possuem um maior risco de desenvolver trombose venosa profunda (TVP), que é uma condição séria que requer atenção médica imediata e pode levar a morte.