A embolia pulmonar é uma obstrução do fluxo de sangue nas artérias dos pulmões. Na maior parte dos casos, a embolia pulmonar é causada por coágulos sanguíneos que se deslocam para os pulmões a partir das pernas ou, raramente, outras partes do corpo (trombose venosa profunda).
Como esta condição ocorre quase sempre em conjunto com a trombose venosa profunda, a maioria dos médicos refere-se à ambas como tromboembolismo venoso.
Embora qualquer pessoa possa desenvolver trombose venosa profunda (TVP) e embolia pulmonar, fatores como idade avançada, imobilidade, câncer e cirurgia aumentam o seu risco.
A embolia pulmonar pode ser fatal, mas o tratamento imediato pode reduzir significativamente o risco de morte. Tomar medidas para prevenir a formação de coágulos sanguíneos nas pernas ajudará a proteger você contra embolia pulmonar.
O quadro clínico do paciente com embolia pulmonar é extremamente variável, dependendo da extensão do acometimento de seu pulmão, do tamanho dos coágulos, quais locais das artérias pulmonares foram envolvidos e sua saúde geral – especialmente a associação com doenças pulmonares ou cardíacas previamente existentes.
Os sintomas mais comuns incluem:
- Dispnéia (falta de ar): normalmente aparece repentinamente e piora com esforço;
- Dor torácica (dor no peito): pode simular um ataque cardíaco ou então ser mais leve, que piora ao respirar profundamente ((dor pleurítica)), tossir, comer ou inclinar. A dor piora com o esforço, mas não some ao repousar;
- Tosse: pode produzir escarro com sangue;
Outros sinais e sintomas variados são febre baixa (38 graus Celsius), sudorese (transpiração) excessiva, taquicardia (batimentos cardíacos acelerados), tontura ou vertigem. Além destes sinais, há aqueles relacionados a principal causa que é a trombose venosa profunda: dor, edema (inchaço) e alteração da coloração da pele nas pernas.
A embolia pulmonar pode ser fatal. Cerca de um terço das pessoas com embolia pulmonar não diagnosticada e não tratada morrem. Quando a doença é diagnosticada e tratada precocemente, no entanto, este número cai drasticamente.
A embolia pulmonar também pode levar à hipertensão pulmonar, uma condição em que a pressão arterial nos pulmões e no lado direito do coração é demasiadamente elevada. Quando você tem obstruções nas artérias dentro de seus pulmões, seu coração tem de trabalhar mais para empurrar o sangue através desses vasos. Isso aumenta a pressão sanguínea dentro deles e no lado direito do coração, podendo causar até um infarto agudo do coração.
Este quadro de hipertensão pulmonar também pode ocorrer lentamente em casos raros em que pequenos êmbolos atingem a circulação pulmonar diversas vezes ao longo do tempo.