Definição
A trombose venosa profunda é a formação de um trombo (coágulo) dentro da luz de algum dos vasos sanguíneos do sistema venoso profundo, em qualquer região do corpo, mas mais frequentemente nos membros inferiores.
Quando a trombose ocorre nas veias superficiais do corpo, trata-se de outra doença denominada tromboflebite superficial.
O trombo provoca obstrução total ou parcial do fluxo de sangue na veia acometida, o que ocasiona, na maioria dos casos, edema (inchaço) e dor local.
A importância se dá pelo risco de parte do coágulo se desprender da veia, passar pelo coração, chegando às artérias do pulmão (tromboembolismo pulmonar), o que pode ser fatal e levar cronicamente a um quadro chamado de insuficiência venosa crônica.
Há variabilidade nos sintomas relatados pelos pacientes em relação ao segmento venoso que sofreu trombose. Presume-se que em 50% dos casos, os pacientes não apresentam sintoma algum, como na trombose de pequenas veias próximas ao tornozelo. Quanto maior a veia acometida, em geral, mais intensos são os sintomas. Os mais comuns são:
- Dor no tornozelo e panturrilha de início abrupto, com piora progressiva;
- Edema no membro inferior, mais comum na panturrilha;
- Alteração da cor da pele (avermelhada, arroxeada ou pálida);
- Aumento da temperatura da pele;
Com exceção de alguns casos específicos, na maioria das vezes, estes sintomas ocorrem em apenas um dos membros.