Crioescleroterapia para Vasinhos (Telangiectasias)
No artigo de hoje, falaremos sobre uma técnica aprimorada de queimar vasinhos (escleroterapia) que demanda um equipamento específico e que tem como objetivo um melhor resultado, causando menos desconforto e queimação.
A secagem dos vasinhos convencional (escleroterapia) é feita no próprio consultório médico. A área a ser tratada é limpa e uma solução com diferentes medicamentos é injetada diretamente dentro dos vasos sanguíneos, utilizando-se agulhas muito finas.
O objetivo é causar destruição das células que compõem a parede interna dos vasos sanguíneos (chamadas em conjunto de “endotélio”), de modo que obliterem a luz dos próprios vasos e desta maneira, não passe mais sangue por ali. Com o tempo, o organismo reconhece esses vasos como não-funcionantes e os absorve, fazendo com que não sejam mais visíveis.
O número de veias tratadas em uma sessão é bem variável, a depender de seu calibre, de sua extensão e de sua localização.
O tratamento através da secagem convencional de vasinhos costuma ser eficiente para a maioria dos pacientes. Estima-se que mais de 60 a 80 por cento dos vasos tratados são eliminados em cada sessão de secagem de vasinhos. Cerca de 10% das pessoas não respondem às sessões. Nestes casos, diferentes soluções ou métodos, como a crioescleroterapia, a espuma de polidocanol e o laser, podem ser tentados.
CRIOESCLEROTERAPIA
Através de um equipamento específico, resfriamos o líquido a ser injetado nos vasos a cerca de 40 graus Celsius negativos. Nesta temperatura, o líquido se torna mais viscoso, uma espécie de gel, como pode ser visto na figura abaixo.
Com isso, além da ação própria do medicamento injetado, a temperatura baixa ainda provoca uma destruição térmica das células da parede dos vasos sanguíneos, aumentando a eficácia deste procedimento.
Pacientes também relatam menor sensação de queimação e dor local.
No instituto vida vascular, ainda podemos realizar o resfriamento da pele antes do início das aplicações, o que também reduz substancialmente os sintomas durante a sessão.
O custo de uma sessão de crioescleroterapia costuma ser elevado, porém em nosso serviço, mantemos o mesmo valor para todas as diferentes técnicas, justamente para termos uma maior liberdade na escolha do melhor método de tratamento para cada pessoa.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!